Esta é a minha história de amor

Sinopse

Esta é a minha história de amor é um espetáculo de teatro documental em que pessoas reais contam as suas histórias de vida de luta contra o fascismo e o colonialismo português. Olhamos para este passado recente de resistência, mas focando a atenção no amor e nas relações amorosas que nasceram no seio destas lutas, analisando como é que estas relações foram capazes de sobreviver à perseguição do Estado Novo e ao mesmo tempo estiveram na base da sustentabilidade desses combates políticos e militares. Tanto o amor como a resistência serão vistos de uma forma lata e abrangente, procuraremos histórias entre casais, mas também entre pais e filhos, entre camaradas e pelos mais desfavorecidos. Em relação à luta contra ditadura e o colonialismo português serão investigados testemunhos de pessoas que estiveram na clandestinidade, no exílio, mas também aqueles que fizeram partes dos movimentos de libertação das antigas colónias portuguesas e de também de pequenos atos de resistência na vida quotidiana.

Este trabalho vem no seguimento do 1º capítulo deste trabalho, o vídeo Agora que não podemos estar juntos, realizado para as comemorações do 25 de Abril de 2020, encomendado pela Residência Oficial do Primeiro-Ministro com curadoria artística dos 4 diretores dos teatro nacionais Tiago Rodrigues (TNDMII), Nuno Cardoso (TNSJ), Elisabete Matos (TNSC), Sofia Campos (CNB). 

Ficha Técnica

Criação e Dramaturgia – André Amálio
Co-criação e Movimento – Tereza Havlíčková
Interpretação – André Amálio, Mariana Camacho, Armando Morais, Mariana Morais, Isabel do Carmo, Margarida Tengarrinha (em vídeo), Gouveia de Carvalho (em vídeo)
Criação e Interpretação Musical – Mariana Camacho
Cenografia e Figurinos – Ana Paula Rocha
Desenho de Luz e Direção Técnica – Joaquim Madaíl
Assistência à Criação – Ana Rita Ferreira
Vídeo – Lydie Bárbara
Produção Executiva – Ana Lage, Ruana Carolina

Co-produção – Teatro Nacional Dona Maria II 

© Filipe Ferreira